O que é CNPJ?

Você quer saber o que é e para que serve exatamente o cartão CNPJ? Sabemos como alguns detalhes do sistema jurídico podem ser um pouco confusos ou pouco conhecidos, no entanto são fundamentais para que possamos realizar algumas atividades, como por exemplo, montar um negócio. Para isso, explicamos aqui o que é CNPJ e por qual motivo ele é tão importante.Cartao-de-CNPJ-Receita-Federal


CNPJ, O que significa?

Como em qualquer parte do mundo toda pessoa física ou jurídica precisa ter um número de identificação fiscal.

A sigla CNPJ significa Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (ele substituiu o antigo CGC – Cadastro Geral do Contribuinte em 1999) e, em prática, funciona da mesma forma que o seu CPF, só que exclusivo para fins de ganho profissional, ou seja funciona como uma identificação para a Receita Federal do Brasil.CPF-e-CNPJ

Saiba que o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica tem que ser solicitado antes do início da atividade econômica.

A numeração possui sempre 14 dígitos, os oito primeiros informam a empresa, os quatro seguintes representam a quantidades de estabelecimentos inscritos (matriz ou filiais) e os dois dígitos após o traço são o “digito verificador” que é um resultado matemático dos doze números anteriores.

Quem precisa solicitar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica?

solicitar-cartao-cnpjO cartão CNPJ pode ser tanto para uma empresa física, como um comércio, ou para atividades individuais que incluam lucro, como uma pessoa que presta serviços online ou de manutenção, por exemplo. Se tiver vários pontos físicos no país, precisa registrar todos eles, e se for transferir uma empresa de outro país para o Brasil, também.

Para que se utiliza e quais vantagens em se ter o CNPJ?

É obrigatório que se obtenha essa numeração para que se possa trabalhar dentro da lei. Esse registro serve para a Receita Federal do Brasil, que é o órgão que administra os ganhos e impostos em cima de pessoa física e jurídica e garantem que não esteja acontecendo um negócio ilegal.

Além de trabalhar na legalidade e dar o ar de empresa séria e profissional para o seu negocio, ter CNPJ te dá poder de negociação, facilita a abertura de contas e financiamentos com bancos, contratos, te deixa emitir notas fiscais, comprar de fornecedores com desconto, facilita parcerias, abre portas para relações comerciais e te dá segurança jurídica.

Quanto mais facilidades você tiver mais sua empresa tende a crescer. Inclusive se tornar um microempreendedor individual, caso seus lucros não ultrapassem 60 mil por ano. Então você poderá registrar a empresa sem taxas, ter direito a se aposentar, facilidades com burocracias, contratação de funcionário a menor custo e redução de impostos.

Que informações disponibiliza o CNPJ?

Os dados que o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica possui são nome da empresa ou título de fantasia (ou o seu nome como prestador de serviço), endereço (se for atender como autônomo, geralmente o de sua casa), data de abertura, descrição da atividade econômica, natureza jurídica, verificação da situação cadastral na Receita Federal e outros mais específicos para a função de registro de impostos.

O número do CNPJ precisa estar informado obrigatoriamente em toda nota fiscal,recibos, propostas, embalagem, contratos e, de preferência, cartões de contato da empresa.

Para saber como solicitar, imprimir e  fazer a consulta CNPJ, veja nos outros links desse site.

Deixe o seu comentário