O que é Sintegra e para que serve?

Precisava deixar sua declaração sobre impostos em dia no fisco estadual e se deparou com o nome SINTEGRA e não sabia o que era? Vamos explicar o que ele é e para que serve aqui.Imp-sintegra-0


Para começar, o nome vem de Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços. Esse nome comprido pertence a um “conjunto de procedimentos administrativos e de sistemas computacionais de apoio que está sendo adotado simultaneamente pelas Administrações Tributárias de todas as Unidades da Federação”, segundo informações oficiais. Ainda não ficou claro? Sem problemas, vamos lá.

Sintegra basicamente é um software (ou seja, um programa de computador) que foi criado para padronizar os envios de registros obrigatórios para o fisco (órgãos públicos responsáveis pela determinação e arrecadação de impostos e taxas), no entanto, ao contrário de ir preenchendo os dados conforme são solicitados na tela, como é por exemplo o programa de declaração de imposto de renda, o Sintegra apenas organiza os Registros da sua declaração.

Para o usuário a intenção é de o programa deixe mais simples e consistentes para o fornecimento das informações a respeito das compras, vendas e prestações de serviços, enquanto do lado dos fiscais, se trata de deixar o processo de verificação mais rápido e prático para também dar logo o devido retorno a empresa.

Para que serve?

O Sintegra organiza a declaração dos Registros a respeito dos aspectos e características da sua empresa. No entanto, se atente para o que cada estado pede, pois as obrigações de alguns Registros mudam de acordo com a região. Confira no site da Secretaria da Fazenda do seu estado.

Quem precisa acessar o Sintegra?

Para os novatos nessa área, somente precisam acessar o Sintegra os contribuintes que emitem documentos fiscais e/ou que escrituram livros fiscais de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) que é o imposto sobre quem, com frequência ou grande quantidade, trabalha com venda, transferência ou transporte de mercadorias como eletrodomésticos, alimentos ou serviços de comunicação e transporte intermunicipal e interestadual.

Como conseguir o Sintegra?

No site oficial, existe a opção de download  junto com uma explicação sobre o programa.

Para os que desconhecem totalmente esse processo de Registros e documentação, nossa recomendação é que procurem um contador para que possa orienta-los nesse processo. Não perca tempo e nem corra riscos de entregar informação errada.

Inscrição Estadual no Sintegra

Na consulta  pública do Sintegra http://www.sintegra.gov.br/ apenas se informa sobre a situação da Inscrição Estadual. Para fazer a consulta precisar ter:

  • Número do CNPJ.
  • Número da Inscrição Estadual.

Agora dentro do site  verá um mapa brasileiro, escolha o estado no que a empresa está cadastrada, digte os caracteres captcha  e o número do CNPJ ou Inscrição Estadual.

Conseguimos deixar mais claro sobre o que é e para que serve o Sintegra? Esperamos que sim, mas caso ainda existam dúvidas, deixe nos comentários.

2 Comentários

  1. Valdineide Dias
    • Consulta CNPJ

Deixe o seu comentário