Skip to content

Como consultar CNPJ no SERASA e SPC

SERASA e SPC

Quer consultar CNPJ no SPC ou Serasa? Contrair dívidas numa empresa é algo normal. Uma época de crise econômica como a que, por exemplo, vivemos agora, faz com que muitas vezes empresas menores (e até maiores) tenham prejuízo. Com isso é possível que problemas financeiros apareçam, porém, se uma grande empresa pode contar com advogados para resolver tudo, pequenos negócios ou trabalhadores autônomos registrados como pessoa jurídica, não possuem o mesmo privilégio. Por conta disso, toda facilidade é bem vinda para ajudar nesse processo.

O comunicado de que você está em dívida logo chega pelo correio lhe informando que sua empresa tem alguns dias para resolver as pendencias antes que o registro vá para o Serasa ou SPC (o mesmo SCPC).

serasa-spcbrasil

Ter o CNPJ da sua empresa no banco de dados de uma dessas empresas faz com que se possa ter problemas para fechar alguns negócios e análise para liberação de crédito, além de que pode ser ruim para a reputação da empresa com os clientes, caso fiquem sabendo. Por isso, é importante consultar sua situação para ver se é possível quitar ou negociar a dívida.

Diferenças entre Serasa e SPC

Antes de explicar como se faz a consulta SPC e Serasa, me deixe explicar a diferença entre Serasa e SPC: Enquanto a Serasa pertence a uma empresa irlandesa, o SPC é patrocinado por associações comerciais, especialmente a CDL (Câmaras de Dirigentes Lojistas) e, embora ambas sejam empresas que fazem listagem de devedores no mercado, a Serasa recebe mais informações relativas a banco enquanto o SPC tem o de consumidores que devem ao comércio, porém, é comum que as duas empresas troquem informação do banco de dados uma com a outra.

Como consultar CNPJ no SERASA e SPC

Infelizmente, os maiores serviços de consulta online são destinados ao CPF, porém, existem formas de se pesquisar pelo CNPJ, a maioria, pelo Serasa.

O meio mais tradicional ainda é se dirigindo direto a uma unidade da Serasa, onde eles podem oferecer uma consulta gratuita e você pode conferir a agência mais próxima a você pelo site deles, aqui. Porém, sabemos como nem sempre dá tempo de recorrer para esses serviços, então existem sim alguns meios pela internet, alguns gratuitos e outros pagos.

Vamos começar pelos gratuitos

Dependendo do tipo de pendencia que você tiver, o site do IEPTB (Instituto de Estudos de Protestos de Títulos no Brasil) oferece gratuitamente a consulta de protestos em CPF e CNPJ, visite.

Consulta CNPJ no Serasa

Já um serviço oferecido pelo próprio Serasa é o Me Proteja Empresas que, fazendo um simples cadastro, ao fim do preenchimento dos dados te oferece uma senha que vale para a consulta gratuita por um mês. Após isso, o serviço passa a ser pago num valor mensal de R$ 24,90, dependendo do tipo de plano.

Modelo de relatório:

160720141

Existe a possibilidade de contratar planos diferenciados por tipo de consulta, cada um deles tem um valor diferente, você pode conferir aqui.

Consultar CNPJ no SCPC

Quanto ao SCPC, infelizmente não existe um meio online gratuito, a única forma é pelo site Boa Vista, que é pago, a partir de R$ 10,50.

Para consultar gratuitamente, somente nas unidades. Para saber onde fica uma próxima a você, veja no site aqui.

Lembramos que em caso de pendência em nome da empresa (ou pessoa jurídica), os CPFs dos envolvidos não são negativados em cadastro também, apenas o CNPJ.

Desejamos sorte para saldar suas dívidas e lembramos que, anualmente, tanto a Serasa quando a SCPC fazem feirões de negociação. Vale a pena se informar sobre isso.

Agora que sabe como consultar CNPJ no SPC  e SERASA continue no consulta-cnpj.com e veja outros artigos sobre CNPJ.